Erli Fantini nasceu em Sabará, estado de Minas Gerais, Brasil, em 1944. Formou-se em 1971 na Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte, onde reside atualmente. Participou de cursos de cerâmica com Celeida Tostes e Megumi Yuasa, e de desenho com Luiz Paulo Baravelli. Participou do Ateliê Núcleo Artístico, sob supervisão de Amílcar de Castro. Recebeu o 1° Prêmio no Salão de Escultura, em Curitiba, em 1993. No 3° Salão de Arte Contemporânea em Belém, Pará, recebeu o prêmio de aquisição da Secretaria do Estado, em 1994.
A artista é citada em diversas publicações, entre elas: “Processo de modernização do espaço cultural mineiro”, de Cristina Ávila, de 1994; “Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte”, pesquisa de Walter Sebastião, coordenada por Marília Andrés e Fernando Pedro, em 1997; e Atelier de Ofícios, projeto e fotos de Sylvio Coutinho e texto de Moacyr Latersa, em 2000. Nesse mesmo ano, a editora C/Arte publicou, dentro da coleção Circuito Atelier, o livro da artista.
Recebeu em 2005 a Medalha de Honra da UFMG.
Em 1999 idealizou a Feira de Cerâmica em Belo Horizonte e coordenou durante muitos anos, geralmente duas vezes por ano. Nos últimos anos tem participado como convidada especial, mas sua ideia permanece viva.
Mantém, em seu atelier, cursos de técnica em cerâmica desde 1975.
Linha do tempo
Nesta linha do tempo é possível navegar em vários tipos de eventos da história de Erli Fantini: exposições individuais e coletivas, entre outros. Clique nos botões coloridos para ver apenas um tipo de evento.